Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O Postalinho...
Esta bomba pesa 900 Kg


É um postal com um desenho criado claramente com o objectivo de ser utilizado pela propaganda britânica, numa altura em que se tornava importante a afirmação do Comando de Bombardeiros no quadro da guerra aérea.

Em 1940 a batalha de Inglaterra tinha sido seguida por todo o mundo com muita atenção. Soara a primeira grande derrota das forças alemãs, mas os pilotos dos caças da RAF tinham ficado com todas as glórias.

Um ano passado os ingleses tinham necessidade de mostrar que também eram capazes de atacar o inimigo pelo ar e destruir as suas casas e as suas fábricas.

Também precisavam de mostrar que tinham capacidade industrial para construir armas grandes e potentes. Um postal assim mostra tudo isso... Juventude e força.

Em Portugal, numa sociedade onde existia uma elevada taxa de analfabetismo, uma imagem deste tipo também fazia todo o sentido. Não são necessárias palavras para perceber a mensagem.

A verdade é que os bombardeamentos ingleses em 1941 são relativamente dispersos e, até certo ponto, ineficazes. São utilizadas algumas dezenas de aviões de aviões de cada vez e por vezes algumas centenas.

A partir de 1942/ 43 começam a regista-se grandes mudanças quando "raids" de mil aviões começam a cruzar os céus alemães para realizar bombardeamentos sobre as suas cidades.

Em 1941 este braço musculado era ainda uma miragem, mas era preciso mostrar força na fraqueza...

Carlos Guerreiro

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá boa tarde amigo Carlos, eu também sou um defensor dos blogues, tenho 3 calculo que vai gostar de os ver. Boas leituras que eu também vou fazer o mesmo, por aqui.

    ResponderEliminar