Pesquisar neste blogue

sábado, 20 de março de 2010

Aviadores em "LISBOA, porto de saída"


As rotas de fuga clandestinas dos países ocupados até Lisboa... e depois para mundo, são o tema de uma conferência que tem como título "LISBOA, PORTO DE SAÍDA". A organização é do Instituto Cervantes, em Lisboa, e as sessões decorrem no seu auditório às 18 horas dos dias 24 e 25 de Março.
O objectivo é homenagear algumas personalidades espanholas e portuguesas que estiveram envolvidas nestas actividades ao longo dos anos como, por exemplo, Aristides da Sousa Mendes.
Destaco entre os vários oradores, a presença de Patrick Gerassi, um jornalista da BBC que vive actualmente em Vigo, Espanha. O seu pai foi Alfred Gerassi, responsável na Embaixada Britânica da capital portuguesa pelo acompanhamento das rotas de fuga dos aviadores aliados abatidos sobre a França, Bélgica e outros países. É sobre essa tema que vem falar no dia 24.
De salientar que a mãe era aparentada com Leslie Howard, o actor que morreu quando o avião da companhia BOAC "IBIS" foi abatido sobre a Baía da Biscaia por caças alemães em 1 de Junho de 1943. O aparelho tinha partido da Portela e tinha como destino Bristol no Reino Unido. A mãe de Patrick terá sido uma das últimas pessoas a despedir-se dele antes de embarcar nesse fatídico voo.
Parece um fim de tarde interessante para quem tem interesse nestes temas...

Sem comentários:

Enviar um comentário