Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cá estamos de novo…

Amanhã retomamos as publicações no “Aterrem em Portugal” com um olhar irónico da propaganda britânica sobre o pacto germâno-soviético e sobre a invasão da Polónia – no dia 1 de Setembro de 1939 – e a posterior divisão do país com a Rússia.

Em 1940 comemorou-se o ano dos centenários com uma grande feira na zona de Belém. A cerveja Cristal associou-se desta forma aos festejos. 
(Jornal "Diário de Lisboa", 31 de Agosto de 1940)

Vai conhecer alguns “cartoons” publicados em 1939 e 1940 na imprensa britânica, transformados pela máquina de propaganda em postais que foram distribuídos por todo o país…

Como toda a outra propaganda que o “Aterrem em Portugal” divulga, também esta foi devidamente traduzida antes de entrar no circuito dos simpatizantes anglófilos (ver AQUI).

Como novidade para os próximos meses o “Aterrem em Portugal” vai trazer-lhe, todas as segundas feiras, um anúncio retirado de uma publicação nacional do período da 2ª Guerra.

Este espaço vai recuperar a rubrica “Escaparate de Utilidades” que foi já utilizada para aqui divulgar a forma com se promoviam alguns produtos no país (ver AQUI).



 As preocupações da beleza não são de hoje. Publicidade a tinta para o cabelo da L'Oréal.
(Revista "Mundo Gráfico", 30 de Abril de 1945)

Para os menos atentos o “Escaparate” é o que hoje se chama uma “Montra”. Já a expressão “Utilidades” surge em várias publicações nas páginas povoadas de publicidade.

Deixo já aqui duas dessas "utilidades"... 

De resto espero que esta “nova temporada” seja, pelo menos, tão produtiva, em estórias da nossa história, como o último ano…

Um bom ano, apesar de tudo…
Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário