Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 20 de junho de 2014

O Postalinho...
O Pesadelo de Goering


Postal de propaganda britânico. Não foi possível identificar a data da sua publicação original, mas deverá ter surgido logo após a Batalha de Inglaterra.

A batalha de Inglaterra começou nos princípios de Junho de 1940 e prolongou-se até Outubro desse ano, quando após renhidos combates a força aérea alemã, a Luftwaffe, percebeu que não conseguia destruir os adversários ingleses, a RAF, de modo a permitir uma invasão das ilhas com o mínimo de possibilidades de sucesso.

Mais do que uma derrota aérea, tratou-se da primeira derrota séria do esforço nazi da 2ª Guerra Mundial. Os custos foram elevados para ambos os lados, e foram muitos os factores que garantiram aos britânicos a sorte das armas, mas houve uma personalidade que nunca mais deixaria de estar ligada a esta derrota.

O marechal do ar Goering, comandante supremo da Luftwaffe, membro do círculo pessoal de Hitler, já era – devido ao seu porte – uma personagem pintada com traços de ridículo pela propaganda britânica. A derrota dos seus aviões, depois de promessas de vitórias e glória, só aguçou ainda mais o apetite de cartoonistas e humoristas.

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário