Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O Postalinho...
Pequenos brindes fomentam a amizade


Postal alemão de propaganda, possivelmente de 1942 ou 1943.

As relações dos britânicos com a União Soviética foram um tema recorrente da propaganda alemã publicada em Portugal, quer em postais quer noutro tipo de publicações.

Portugal tinha uma longa aliança com os britânicos e a comunidade residente em Portugal era extensa e estava implantada há séculos. Vinte anos antes, portugueses e ingleses tinham combatido nas mesmas trincheiras.

Estas relações tinham criado um forte sentimento pró-britânico e importantes fatias da população, razão porque a propaganda alemã tratava o tema com algum cuidado. Uma atenção que não existirá com os americanos e, muito menos, com os russos.

O comunismo era o grande inimigo do Estado Novo e a relação entre soviéticos e britânicos fornecia o “combustível” necessário para alimentar a desconfiança portuguesa.

O cartoon não deixa, no entanto, de realçar a incomodidade britânica em relação à crescente influência do “urso” russo na guerra e no próprio país.

O Maisky, referido pela rainha, é Ivan Maisky, embaixador soviético no Reino Unido entre 1932 e 1943, um elemento crucial na implantação da aliança entre os dois países após o rompimento do pacto Molotov-Ribbentrop, que em 1939 uniu Estaline e Hitler na invasão e divisão da Polónia.

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário