Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 6 de março de 2015

O Postalinho...
Os ingleses dão conta de tudo


Postal de propaganda alemão onde a influência e o controlo britânico sobre o dia-a-dia da vida portuguesa é tema central. A comunidade inglesa, a acção dos seus serviços oficiais e de espionagem é retratada como sendo nefasta, especialmente, para a actividade económica.

O desmantelamento da Rede Shell, uma organização pró-aliada que tinha como objectivo realizar sabotagens caso se registasse uma invasão alemã, foi notícia em 1942 e deixou no ar graves suspeições sobre os ingleses. O receio que estes tivessem infiltrado outros serviços essenciais manteve-se ao longo de todo o conflito.

Também não ajudava às boas relações a obrigatoriedade dos comerciantes, importadores e exportadores portugueses serem obrigados a pedir licenças para realizar o transporte marítimo dos seus produtos. Os famosos “Navycerts” tinham de ser solicitados em todas as circunstâncias e eram exigidas informações sobre quantidade e destino das mercadorias.

Os aliados pretendiam impedir o contrabando de produtos essenciais para a Alemanha, mas a obrigatoriedade de pedir estes certificados causava grande mal-estar, situação explorada pelo Eixo, sempre que possível.

Carlos Guerreuro

Sem comentários:

Enviar um comentário