Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O Postalinho...
Dieppe, aqui não se brinca aos soldados


Postal de propaganda alemão que ridiculariza o desembarque realizado pelos britânicos - com apoio americano - nas praias de Dieppe em 19 de Agosto de 1942.

Esta "invasão" - a maioria eram tropas canadianas - resultou numa pesada derrota das forças aliadas e adiou por dois anos a abertura de uma frente na Europa Ocidental.

O ataque foi planeado para ser um raide em grande escala que deveria ter acontecido em Junho de 1942, mas a falta de treino, problemas logísticos e outras circunstâncias adiaram a operação até Agosto. Por outro lado registou-se o "emagrecimento" das operações tendo sido anulados os assaltos a defesas do porto e do litoral. O atraso e a redução das forças a envolver podem ter comprometido o resultado desta iniciativa militar.

Em resultado deste desastre os aliados perderam – entre mortos, feridos e prisioneiros - cerca de 4000 homens e os alemães pouco mais de 500. Um desastre que ainda hoje não é fácil de compreender e que tem sido tema para longas discussões entre estrategas e historiadores.

Recentemente - após a desclassificação de novos documentos no Reino Unido – surgiu uma nova teoria que aponta para o sucesso do raide. Segundo esses testemunhos o objectivo principal era a captura de códigos e equipamento de encriptação alemães, num plano idealizado por Ian Fleming, o homem que mais tarde seria autor da célebre série de livros de espionagem "James Bond 007". Essa parte do plano terá corrido como se esperava, mas o custo foi elevado.

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário