Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Fitas para um ano…

São três filmes baseados em histórias reais da II Guerra Mundial. Até ao final do ano esperam-se as estreias de dois deles e para meio de 2017 está marcado outro lançamento que promete dar que falar.

"Hacksaw Ridge", realizado por Mel Gibson, deve estrear em Novembro.
Na próxima semana é lançado no Reino Unido o filme "Anthropoid". Trata-se do nome de um operação de comandos checoslovacos que em fins de maio de 1942 abateram Reinhard Heydrich, oficial SS e Governador da Boémia e Morávia (actuais repúblicas Checa e Eslovaca).

Apontado como um dos principais arquitectos da solução final, Heydrich foi uma das personagens mais sombrias do regime nazi. Após a sua chegada à Checoslováquia fez tudo para destruir a cultura do país e fomentou as acções das Einzatstruppen (esquadrões de assassínio) no ataque à resistência local.


O ataque conduzido por dois comandos, treinados em Inglaterra e lançados de para-quedas, aconteceu após meses de preparação, mas nem tudo correu bem. Uma das armas encravou e Heydrich ficou apenas ferido. Foi a infecção, desencadeada pelos ferimentos, que o matou dias mais tarde.

É a preparação da operação e a perseguição que se seguiu que são retratadas neste filme que já conheceu estreias em alguns países - incluindo os EUA – e onde as críticas têm sido contraditórias. Vamos ver se chega cá...

Para Novembro anuncia-se o lançamento de "Hacksaw Ridge", realizado por Mel Gibson, que recupera a fabulosa história de Desmond Doss, o primeiro americano a receber a Medalha de Honra, apesar de se recusar a pegar em armas ou matar inimigos.

Objector de consciência alistou-se de forma voluntário nas forças armadas americanas onde integrou o corpo médico. Apesar da desconfiança dos camaradas entrou na linha da frente do Pacífico nos princípios de 1945 salvando, sozinho, dezenas de soldados americanos – há quem afirme que foram mais de cem. Doss seria ferido mais tarde nas pernas e num braço, mas mesmo assim continuou a olhar pelos outros até sair pelo próprio pé do campo de batalha.


Para além da história o filme também é esperado com expectativa pois trata-se do regresso de Mel Gibson ao mundo do cinema depois de um período muito complicado da sua vida.

Desconheço, por agora, a data de estreia em Portugal. Fica o “trailer” e também um entrevista a Doss - falecido em 2006 - onde conta a sua versão dos acontecimentos.


Para o fim fica o primeiro “trailer” do mais recente projecto do realizador Christopher Nolan e que só estreia em Junho do próximo ano. “Dunquerque” conta a história da retirada das forças britânicas de França após o ataque esmagador das forças alemãs em 1940.


Bons Filmes…

CarlosGuerreiro

1 comentário:

  1. Anthropoid definitivamente uma muito boa recomendação. O filme é bastante didático mostrando de forma dinâmica como foi uma das operações mais ousadas e corajosas de toda resistência contra o terceiro reich. O intérprete do galã Christian Grey vai protagonizar ao lado de Cillian Murphy, de “DUNKIRK”, o thriller “Anthropoid“, ambientado na 2ª Guerra Mundial e que acompanha a tentativa de assassinato do oficial nazista Reinhard Heydrich. É dirigido pelo cineasta Sean Ellis (Metro Manila, Cashback) que de forma competente e sem rodeios cria toda uma atmosfera tensa que demonstra a coragem e o receio dos envolvidos nesta operação que beirava o suicídio. A pedido do cineasta a produção de arte do filme escolheu locações em Praga onde aconteceram os eventos reais para filmar algumas cenas, como uma cena de tortura gravada no Palácio de Petschek lugar onde realmente acontecia torturas dos civis e militares que faziam parte da resistência checa. O cineasta levou cerca de 13 anos para tirar o projeto do filme da gaveta.

    ResponderEliminar