Pesquisar neste blogue

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Para continuar online…

Os interessados em história e no período da II Guerra Mundial podem assistir a mais duas iniciativas online numa semana que - como referi ontem - já está bastante preenchida.

Assim amanhã, dia 27, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, pode assistir a uma conferência de Irene Flunser Pimentel sobre o tema. A organização é do Centro de Estudos Judiciários.


Não é necessária inscrição prévia e pode ser acompanhada em directo AQUI ou AQUI. Para obter mais informações pode consultar a página oficial do evento.

Mas esta conferência não é a única nova iniciativa por estes dias. Na sexta feira, dia 29, pelas 18 horas, tem lugar uma tertúlia que tem como tema “Holocausto e coleções em Portugal”, que vai reunir Cláudia Ninhos, historiadora e investigadora no Instituto de História Contemporânea e na Fundação Aristides de Sousa Mendes, Inês Fialho Brandão, historiadora e coordenadora do Espaço Memória dos Exílios, e Margarida Ramalho, historiadora e investigadora do Instituto de História Contemporânea e Diretora científica do Museu Vilar Formoso Fronteira da Paz. 

A organização é do Museu da Farmácia e a iniciativa pode ser seguida no Facebook. Não é necessária inscrição e pode obter mais informação AQUI.

Hoje -- como referimos na notícia de ontem - têm lugar duas iniciativas, ambas às 18 horas. 

Com organização da Memoshoá, Yad Vashem e apoio do Ministério da Educação é apresentada a exploração pedagógica do livro de banda desenhada “Aristides de Sousa Mendes, herói do Holocausto” de José Ruy. A ação surge no âmbito do projeto educativo “Dever de Memória” do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, e conta com as conferências das professoras Dores Fernandes e Josefa Reis, para além de uma entrevista ao autor José Rui. 

A inscrição para esta iniciativa deve ser feita AQUI e não é obrigatório que seja docente. 

À mesma hora a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, e no âmbito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, realiza-se uma sessão através de Zoom, denominada «Convivência da ficção e não ficção no tema do Holocausto», com a presença da historiadora Irene Flunser Pimentel e do escritor João Pinto Coelho. 

Esta sessão conta com o comentário da jornalista da RTP Ana Luísa Rodrigues e a moderação de Aida Alves. Neste caso não existe inscrição prévia e a admissão será feita no momento do evento, em https://zoom.us/j/95025508376

Pode ainda acompanhar a sessão na página de Facebook da biblioteca e na página oficial do evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário