Milhares de especialistas cruzavam este tipo informações diariamente. Eram também seguidas as movimentações de submarinos e muitos outros factos.
Bletchley Park é uma autêntica mina para quem investiga este período... ficamos à espera de que se confirme a colocação do material on-line.

A notícia é do semanário "Sol":
Bletchley Park
Mais arquivos da II Guerra Mundial vão ser colocados online
Os arquivos de Bletchley Park, o centro britânico onde eram descodificadas as mensagens alemãs durante a II Guerra Mundial, vão começar a ser digitalizados. O objectivo da iniciativa é colocar on-line os documentos, para os tornar mais acessíveis
O projecto de digitalização dos arquivos vai ser feito por voluntários com a ajuda da HP, que disponibilizou os equipamentos para a tarefa.
De acordo com a BBC, esta iniciativa pretende ajudar a instituição a divulgar a sua história durante a II Guerra Mundial, quando cerca de 10 mil pessoas se dedicaram a descodificar as mensagens das tropas nazis, que utilizavam um sistema de encriptação altamente sofisticado para a época.
Muitos historiadores do conflito defendem que Bletchley Park, que durante muito tempo era um centro secreto, teve um grande papel na derrota das tropas de Hitler.
A primeira fase do projecto vai ter uma duração prevista de três anos e envolve, entre outros aspectos, a digitalização integral de todos os documentos existentes no centro.
Citado pela estação britânica o presidente executivo de Bletchley Park, Simon Greenish, revela que esta tarefa será enorme, pois a dimensão do arquivo é tão grande que ninguém sabe o que contém cada documento.
No final do projecto os responsáveis pelo centro esperam colocar toda a informação na Internet, para consulta.
O link para o site do SOL é: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=175097
Blogue fantástico! Muito interessante.
ResponderEliminarMuitos parabéns ao autor.