Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Nova Iorque lembra Sousa Mendes

Sousa Mendes será figura central no Simpósio "Portugal e a Crise de Refugiados Judeus Durante a Crise da Segunda Guerra Mundial" que se realiza no domingo, em Nova Iorque, adianta a Agência Lusa.
Partida do navio Niassa do porto de Lisboa.

As histórias dos que passaram por Lisboa como refugiados e a acção de Aristides de Sousa Mendes, em Bordéus, vão estar no centro deste encontro que conta com a participação de diversos especialistas portugueses e estrangeiros.

Entre os convidados estão, por exemplo, Louis-Philip Mendes, neto de Sousa Mendes e a historiadora portuguesa Margarida Magalhães Ramalho.

O PROGRAMA encerra com a exibição do filme de 1994 “Lisboa, porto de Esperança” (Lisbon: Harbour of Hope).

"O objectivo é chamar a atenção para Portugal enquanto abrigo para os refugiados durante a Segunda Guerra Mundial e falar do papel de Aristides de Sousa Mendes na passagem segura de todos os que fugiam do holocausto", explicou à Lusa Olivia Mattis, vice-presidente da Fundação Sousa Mendes, uma das organizadoras do evento.

Além da Fundação Sousa Mendes, o evento é também organizado pelo "Center for Jewish History", o "Instituto Leo Baeck" e a "American Sephardi Federation".

Carlos Guerreiro com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário