Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

"Correio da Manhã" recorda desastre com bombardeiro de Faro

70 anos…

No próximo sábado passam 70 anos sobre a aterragem acidentada do bombardeiro americano PB4Y-1 (versão da marinha do B-24) ao largo de Faro.

Quatro dos americanos que sobreviveram ao acidente. 
Lyle Van Hook é o primeiro da esquerda.
Os restantes são Richard L. Trum, John W. Eden e Julian Pierce.

Cinco tripulantes desapareceram no mar e seis foram salvos por três pescadores que se encontravam numa pequena embarcação. O incidente aconteceu de noite, uma noite fria, e não fosse a presença dos portugueses ter-se-iam perdido, possivelmente, mais algumas vidas.

Há mais de uma década consegui juntar – através de videoconferência – o Ti Jaime e Lyle Van Hook. Em Faro estava um dos pescadores e no Arcansas um dos sobreviventes. Traduzi as palavras que um e outro disseram mais de meio século depois dos acontecimentos.

Quando finalmente editei o livro já nenhum estava vivo. É, no entanto, a história deles que abre o livro e foi a busca da história deles que me levou a procurar também outros testemunhos e acontecimentos.

No próximo domingo a revista “Domingo” do Correio da Manhã vai recuperar a história. Sei que para além de mim, também procuraram o contacto com o José Vieira, que encontrou os destroços no mar, e com Michael Pease, que quer construir um monumento para recordar este acto e outros que aconteceram pelo país durante aquele período.

Passaram 70 anos… fica um abraço ao Ti Jaime e ao Lyle.

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário