Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

O Postalinho...
Uma ameaça para a América do Sul


Postal de propaganda alemão, certamente posterior a Outubro de 1941 e possivelmente posterior à declaração de guerra do Japão e da Alemanha aos EUA no mês seguinte.

O desenho sugere que os EUA são uma ameaça a todos os países da América do Sul, e que poderá engoli-los, tal como fez com o Panamá.

Devido ao canal, que liga o Atlântico ao Pacífico, o país assumiu um papel estratégico essencial para o conflito.Os EUA, ainda antes de entrarem na guerra, quiseram assegurar o seu controlo e a sua defesa, mas o presidente panamiano, Arnulfo Arias, eleito em 1940 e considerado pró-eixo, dificultou ao máximo às negociações. No princípio de 1942 os EUA consideravam Arias uma ameaça para a estabilidade na zona.

Em Outubro de 1942 essa “ameaça” esfumou-se com um golpe de estado liderado por Ricardo Adolfo de La Guardia. As negociações para o controlo e defesa do canal enttre os dois países avançaram de forma muito rápida e, quando se deu o ataque a Pearl Harbour, no dia 7 de Dezembro, o Panamá foi dos primeiros países da América do Sul a declarar guerra ao Japão e à Alemanha.

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário