Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 22 de abril de 2015

“Mein Kampf” na Biblioteca de Oeiras

O livro “Mein Kampf” ( A Minha Luta), de Adolf Hitler, será tema de conversa, esta noite, na Biblioteca Municipal de Oeiras, em mais uma sessão de “livros proibidos”, que terá como moderador Ricardo Costa e como convidada Esther Mucznic.


A sessão está marcada para as 21.30 horas, no auditório da biblioteca. O primeiro volume deste livro foi escrito na prisão e editado em 1925, o segundo foi publicado no ano seguinte, já Hitler tinha sido libertado. Constitui o retrato de um dos homens mais poderosos de sempre e um guião ideológico perturbador, que continua a alimentar o neonazismo, entre outros movimentos.

Nas últimas sete décadas sobre o fim da II Guerra Mundial, o “Mein Kampf” foi proibido na Alemanha. Este ano fazem 70 anos da morte de Hitler e os direitos de autor - até agora na posse da Biblioteca Pública do Estado da Baviera, em Munique - vão cair no domínio público, uma situação que está a causar grande controvérsia por todo o mundo.

Para Dezembro está prevista a publicação de uma edição crítica com 2 000 páginas da responsabilidade do Instituto de História Contemporânea da Alemanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário