Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Lisboa, terra de acolhimento

Na sequência dos 70 anos do fim da II Guerra Mundial, que se recordam no dia 8 de Maio, começa hoje, e termina no dia 12, a iniciativa “Lisboa, Terra de Acolhimento”, que apresenta uma exposição, diversas conferências e um encontro com uma sobrevivente do campo de Concentração de Auschwitz.



A exposição, com o título “Holocausto - O Centro de Informação do Monumento à Memória dos Judeus da Europa Assassinados (Berlim) de visita a Lisboa" vai estar patente na Galeria de Exposições dos Paços do Concelho de Lisboa ate ao dia 12. Também as conferências começam hoje, nos Paços do Concelho, com o tema “Auschwitz e o Holocausto”, que juntam à mesma mesa Esther Mucznik, Presidente da Memoshoá (Associação Memória e Ensino do Holocausto) e Ana Aranha, realizadora de programas da Antena 1.

Amanhã será a vez de abordar temas como a passagem de obras de arte e de artistas por Portugal durante o período da guerra. Nos dias seguintes é a vez de olhar para a neutralidade ou para a passagem dos espiões. Para abordar estes assuntos poderá contar com as historiadoras Irene Pimentel, Inês Fialho Brandão, Paula Leal ou o jornalista Rui Araújo. Estes encontros têm lugar em vários espaços de Lisboa.

Para dia 12 está marcado o encontro com Ida Greenspan, sobrevivente de Auschwitz, no auditório da Escola Secundária Rainha D. Leonor.

Boas saídas
Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário