Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Sonia Huli recorda história da família refugiada em Cascais

O Espaço Memória dos Exílios promove amanhã, dia 22, pelas 21 horas mais um encontro online do ciclo “Eu Lembro-me...”, desta vez com Sonia Huli que, em português, vai recordar o período que a família viveu durante a II Guerra Mundial.


O percurso começa em Salónica, na Grécia, em Abril de 1941. A cidade é ocupada pelo exército Nazi e entre os 45.000 judeus sefarditas da cidade, José Hassid y Gattegno, a sua mulher Estherina e as suas filhas Daisy, Lilly e Buena têm proteção graças à sua nacionalidade espanhola. 


Essa protecção termina em1943, quando, com outras famílias judias de Salónica com nacionalidade espanhola e portuguesa, são deportados para Bergen-Belsen.


Neste encontro online e em português, Sonia Huli, filha de Buena e neta de José e Estherina, apresenta a história da sua família desde Salónica a Bergen-Belsen. Do campo de concentração o percurso continuou para Barcelona, Casablanca, Haifa, Tel Aviv, Brasil e, finalmente, Cascais onde Sonia Huli vive actualmente.


As inscrições gratuitas - mas limitadas - podem ser feitas AQUI.

6 comentários:

  1. Carlos, a famīlia da Sónia não se refugiou em Cascais. Foi a Sonia que veio para Cascais, já adulta, com a sua propria família. Este percurso começa num sitio onde nunca viveu e termina em Cascais, onde a Sonia construiu a sua casa, que espera permanente.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo esclarecimento... Já alterei. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Assisti e foi muuuuito bom. Obrigada Carlos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptimo... Haverá mais com toda a certeza. Ficamos à espera de mais conversas destas promovidas pelo Espaço Memória dos Exílios e pela Inês Fialho Brandão... Um abraço.

      Eliminar
  4. Sou professor na escola secundária Alfredo dos Reis Silveira, na Torre da Marinha, Seixal. É possível ter o contacto da Drªa Huli?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terá de contactar a câmara de Cascais para obter essa informação... eu não tenho esses dados.
      Cumprimentos.

      Eliminar