Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Atribuição de medalha a Alfred Gerassi

Alfred Gerassi foi um agente aliado que durante a II Guerra Mundial circulou entre Lisboa e França, desenvolvendo uma rede que ajudava aviadores e agentes a fazerem o caminho entre Paris e Lion - ocupadas pelos Nazis - e Lisboa que servia de ponto de passagem até Londres.

Em 2013 já tinha escrito neste blogue a história dos Gerassi - de Alfred e da esposa Helen - e agora divulgo mais um documento que me foi fornecido pelo filho Patrick. Trata-se da citação que atribuiu a Medalha do Rei por Coragem na Causa pela Liberdade...

Fica a tradução e a cópia do documento onde são relatados algumas das ações em que Alfred se envolveu entre 1941 e 1945.

Segue-se a tradução·  


Alfred Gerassi

Medalha do Rei por Coragem na Causa pela Liberdade

Alfred Gerassi voluntariou os seus serviços em Lisboa em Março de 1941 e foi enviado para ªAris em Abril de 1941 para organizar a comunicação e rotas de exfiltração de Paris para Lisboa. Ele estabeleceu contacto com Lisboa e criou as principais ligações da sua organização quando foi preso em Paris em Março de 1942. Graças ao seu desembaraço e sangue frio obteve a libertação me Maio de 1942.

Após a sua libertação Gerassi retomou as suas actividades em Lion. Ele reportou com o seu chefe em Portugal em Novembro de 1942.  Foi-lhe então confiada a organização de itinerários de fuga de França para Lisboa através de Bilbau. Nesta missão providenciou a fuga de França para Inglaterra de vários agentes valiosos e pessoal da RAF. Durante esta actividade, em cola oração com seu principal assistente, foi preso pela polícia portuguesa a 30 de Junho de 1944. Ambos foram libertados a 8 de Setembro, após vários interrogatórios e nove semanas de prisão.

Foi totalmente graças à previdência e capacidade organizativa de Gerassi que as autoridades portuguesas foram incapazes de penetrar a organização que continuou funcionar mesmo durante o período de aprisionamento e até à libertação da França.

Considerando os valiosos serviços de Afred Gerrassi durante um período de quatro anos, a sua grande devoção pelo dever e a sua constante coragem, recomenda-se que lhe seja atribuída a "Kings Medal for Courage in the Cause of Freedom".

Sem comentários:

Enviar um comentário