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sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O Postalinho...
As estrelas lembram-me os americanos


Postal de propaganda alemão onde é caricaturada a espera de Estaline pelos abastecimentos americanos que chegavam ao país através de esforçados comboios de navios, obrigados a subir até ao árctico.

Muito do material fornecido entre 1941 e 1945 foi de origem americana, mas a maior parte do esforço destes comboios recaiu sobre a marinha – mercante e de guerra – do império britânico. Após a invasão da União Soviética, Churchill percebeu que caso Estaline fosse derrotado os alemães voltariam todo o seu poderio contra ele e que o apoio, através do fornecimento de matérias-primas, equipamentos e alimentos seria essencial para assegurar a vitória final dos aliados.

O primeiro comboio para a União Soviética partiu em Agosto de 1941 e transportava – entre outras coisas - toneladas de borracha, minas marítimas, explosivos diversos e também dezena e meia de caças Hurricane. Nos anos seguintes os americanos iriam reforçar estas cargas com camiões, tanques, aviões e tudo o que era necessário para equipar um exército.

Como parte importante da União Soviética estava ocupada pelos alemães, os navios tinham de subir até aos portos de Murmansk e Arcângel, no ártico, para entregar as suas cargas. As viagens tornaram-se lendárias até porque, no Inverno, caso o navio fosse afundado as hipóteses de sobrevivência eram praticamente nulas devido às temperaturas da água.

Os “Comboios do Árctico” eram alvo de uma atenção especial por parte dos submarinos e aviões alemães que tentavam evitar os fornecimentos. Mais de 3500 marinheiros aliados morreram enquanto duraram estes transportes, mas Churchill teve visão quando os autorizou e os aliados beneficiaram bastante com estas viagens.

Apesar do que este postal sugere o material americano não estava assim tão longe e não foram poucos os alemães que ficaram admirados quando, em 1945, viram unidades inteiras do exército russo entrarem em Berlim a bordo de camiões novos, da marca Ford.

Carlos Guerreiro

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