Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Familiares de tripulante de bombardeiro inglês visitam Portugal

Na última semana têm estado em Portugal os familiares de Edward Deschaine, um dos tripulantes do bombardeiro Lancaster, que realizou uma aterragem de emergência em Vila Chã, perto de Vila do Conde.


O grupo familiar organizou a viagem de modo  a passar pelos locais onde Edward, que faleceu o ano passado, também percorreu durante a curta estadia no país em 1943, nomeadamente, em Vila Chã, em Elvas - onde esteve internado à espera de ser repatriado - e Lisboa, a cidade de onde saiu de volta para a Guerra...


Ficam algumas fotografias de Vila Chã onde o Bruno Costa e o presidente da Junta de Freguesia, Benjamim Moreira, têm dinamizado um pequeno museu que recorda a história local e entre esta também este episódio... Recordo que em 2015 foi inaugurado um pequeno memorial junto ao sítio onde o aparelho aterrou.

Deixo também o texto que o Bruno Costa publicou ontem e que me autorizou a "roubar"...

"Ontem, 30.05.2018, tive o enorme privilégio de conhecer pessoalmente alguém com quem comunicava há algum tempo.

Familiares - duas filhas, uma neta e um genro - do tripulante Edward Deschaine do Bombardeiro Avro Lancaster, fizeram uma visita ao memorial da queda do bombardeiro e ao Museu “Memórias de uma Terra.”

De visita a Portugal, esta família Canadiana teve oportunidade de visitar os diferentes locais onde o seu pai passou após a queda e antes de voltar a Inglaterra.

Sabe-se que após a queda a tripulação esteve no Porto e em Elvas.

Sabe-se que Edward, Canadiano, estava ao serviço da Royal Air Force, no esquadrão 619.

Edward faleceu o ano passado com 95 anos.

Edward era responsável pela largada das bombas e ajuda na navegação.

Foi de facto um momento de enorme felicidade e emoção. Esta família teve também a oportunidade de conhecer algumas pessoas que testemunharam a queda do avião, “Tia Maria do Chiné” e “Tia Lourença” e ainda com a “Tia Alice Parruca”.

Agradeço imenso ao Sr. Nia a fantástica ajuda na tradução e ao Sr. Benjamim pela companhia nesta odisseia começada em 2015 com a criação de um vídeo sobre o acontecimento."


















Se quiser saber mais sobre este caso clique AQUI...

Carlos Guerreiro

1 comentário:

  1. Gostei muito deste post. É sempre positivo manter as memórias da História vivas. Parabéns pelo seu trabalho (e livro, que "devorei" há uns anos), Carlos Guerreiro.

    ResponderEliminar