Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ano novo atribulado de Don Howell

Na manhã do dia 31 de Dezembro de 1943 aterrava de emergência, perto de Grândola, um bimotor Lockheed Hudson da Real Força Aérea Britânica.

Don Howell era o navegador deste avião que esteve envolvido num combate com aviões alemães, sobre Baía da Biscaia, onde viu um dos seus motores ser destruído.

Depois de muita troca de correspondência tive o prazer de o receber no Algarve no ano 2000. Uma madrugada arrancámos para a zona de Grândola em busca da sua história e, se possível, do local onde havia aterrado quase 60 anos antes.

Depois de algumas voltas que nos levaram até ao Rio Sado - muito longe do local onde tudo acontecera - voltámos para trás e conseguimos encontrar o rasto daquele pequeno momento em plena segunda Guerra Mundial.

Na aldeia da MUDA - a cerca de 20 quilómetros de Grândola - encontrámos testemunhas do incidente e também o local onde Don e os seus três companheiros realizaram a aterragem de emergência.

 Recuperámos várias peças de metal derretido enterradas na areia. O incêndio que destruiu toda a fuselagem "enterrou" na areia a confirmação do sítio.



Don Howell (à esquerda), com os irmãos Júlio e José Pereira  e ainda o filho de um deles perto da Muda, no local onde o avião do inglês aterrou de emergência no dia 31 de Dezembro de 1943.

Durante a sua visita a Portugal fiz pessoalmente um registo de imagens da viagem à Muda. A câmara foi-me emprestada pelo João Bispo e o meu desconhecimento sobre o funcionamento do equipamento resultou em imagens sobre-expostas que mesmo assim ainda consegui utilizar.

Felizmente pedi, posteriormente, a um amigo - o Jorge Belo - repórter de imagem profissional que me ajudasse a gravar uma entrevista em condições com o Don. Durante mais de uma hora o britânico respondeu a todas as minhas perguntas...

Agradeço tanto ao João Bispo como ao Jorge Belo a disponibilidade mostrada para me aturar...

Em 2007, durante a realização da disciplina de inglês na Universidade do Algarve, foi-me pedido para apresentar um vídeo - obviamente em inglês - sobre um tema à escolha.

A entrevista e as imagens de Don nunca tinham sido utilizadas. Propus aproveitar algum desse material.

O professor António Lopes abriu-me a porta a essa possibilidade e deixou claro que tinha grandes expectativas...

Espero ter correspondido...

O trabalho tem pouco mais de 20 minutos e está narrado no meu inglês nem sempre perfeito.

Tanto as declarações de Don como as testemunhas portuguesas são apresentadas tal como foram recolhidas. Peço desculpa a quem não entende inglês, mas não me é possível fazer tudo...

Nestes minutos Don conta apenas a sua aventura até à aterragem na Muda.


A sua experiência em Portugal, nas Caldas da Rainha e os seus contactos com os refugiados que ali se encontravam, ficarão para outra oportunidade...


Quando este vídeo foi editado já Don Howell não se encontrava entre nós. Fica o meu abraço para ele e para a família.

O aterrem em Portugal aproveita para desejar a todos os sues amigos e leitores um feliz 2012...

Um Abraço
Carlos Guerreiro
<---------------------------------------->

Para ver outros filmes e vídeos clique AQUI.

5 comentários:

  1. Meu caro: muitos parabéns pelo seu dedicado trabalho, pela persistência e pela generosidade da sua publicação. Que tenha um Bom 2012 e que continue! Abraço e com ele a muita estima e admiração, jab

    ResponderEliminar
  2. Um grande abraço e deixo-lhe desejos de um excelente 2012 e também os cumprimentos pelo seu mais recente livro: "O espião alemão em Goa". Acabei-o há apenas alguns dias e dou-lhe os parabéns pelo excelente trabalho de ligar todas aquelas pontas soltas...

    Um trabalho de paciência e persistência louvável...

    Um Abraço
    Carlos Guerreiro

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Durante alguns anos esteve parado no Jardim 1º Maio de Grândola um avião. Infelizmente devido à minha pouca idade na altura não consigo precisar o modelo do avião, e se estava relacionado.

      Eliminar
  4. Ainda bem que gostou...

    Em relação ao aparelho. Foram várias as localidades que receberam diferentes aviões ao longo dos anos. Eram quase sempre aviões em fim de vida da FAP (ou mais antigos da Aeronáutica Militar ou Aviação Naval).

    Desconheço qual era o tipo de avião que esteve em Grândola, mas certamente nada teve a ver com a aterragem do Don... o avião dele ficou desfeito com o incêndio.

    Se tiver Facebook aconselho-o a ir até duas paginas onde existem várias fotografias que podem talvez esclarecê-lo quanto ao avião a que se refere... são as páginas da Aviação Naval (em https://www.facebook.com/groups/194619673973824/) e da Aeronáutica Militar (em https://www.facebook.com/groups/367626599934919/).

    Cumprimentos
    Carlos Guerreiro

    ResponderEliminar