Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Conferência sobre Portugal e o holocausto

O papel de Portugal durante o holocausto e a II Guerra Mundial são tema de uma conferência internacional que deverá reunir no nosso país investigadores portugueses e americanos. O anúncio foi feito pelo Embaixador Americano em Lisboa, Alan Katz, que adiantou já existirem contactos com universidades, instituições e investigadores americanos e portuguesas para avançar com esta iniciativa, provavelmente, durante o próximo Outono.


Qual o papel de Portugal na II Guerra Mundial e durante o holocausto. Este é o tema que deverá servir de pano de fundo para uma conferência internacional que vai ser organizada pela Embaixada dos estado Unidos em Lisboa.

“A forma do mundo se proteger de situações semelhantes é saber o máximo sobre o que se passou”, explicou à Antena 1 Alan Katz, para quem o tema tem um significado pessoal. O pai, com 18 anos, esteve internado no campo de concentração de Buchenwald, antes de ser deportado e escapar para os Estados Unidos. Também a tia esteve internada em Aushwitz, onde perdeu o marido, enquanto a filha era escondida por holandeses até ao fim do conflito.

O anúncio da conferência aconteceu durante a inauguração de uma exposição, na sede da ordem dos advogados em Lisboa, dedicada à acção de três diplomatas portugueses durante a II Guerra Mundial: Aristides de Sousa Mendes, Sampaio Garr ido e Teixeira Branquinho.
A iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia dos Anjos,em Lisboa, reúne uma série de documentos e fotografias onde é detalhada a actividade dos diplomatas. Cópias de telegramas trocados com Lisboa, relatórios, inquirições e autos diversos contam passo a passo o desenrolar dos acontecimentos que levaram ao salvamento de milhares de judeus e outros fugitivos em diferentes períodos da II Guerra Mundial.

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário