Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Madeira da II Guerra em Livro

'A Madeira na Segunda Guerra Mundial: economia, política e sociedade' é o título de um novo livro, do economista João Abel de Freitas, que será apresentado esta tarde na reitoria da Universidade da Madeira.

O livro é das "Edições Colibri", custa 15 Euros e pode ser adquirido AQUI.

O autor diz que este trabalho tem como "grande objectivo identificar, através de investigação própria, os principais impactos" do conflito nas ilhas da Madeira e do Porto Santo.

A apresentação do livro está a cargo do padre Agostinho Jardim Gonçalves.

Fica a sinopse oficial da obra: 

O grande objectivo desta obra foi identificar, através de investigação própria, os principais impactos na política, economia e sociedade, na Madeira e Porto Santo.

Da análise à gestão política da Madeira, evidencia-se a deficiente articulação entre o governo central e as autoridades na Madeira como causa principal das carências e da fome que atingiu a população.

Na economia, identificam-se os efeitos em áreas transversais como as relações com o exterior, o plano Ventura Terra e os aproveitamentos hidráulicos e, nas actividades económicas, os sectores turismo, bordados, vinho, lacticínios, vime e indústria da cerveja.

Na sociedade, para além do grande flagelo do desemprego, foi também abordado o papel das “Gibraltinas” na mudança e transformação dos comportamentos e costumes sobretudo na cidade do Funchal.

Boas leituras
Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário