Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Aromas de história




Na serra de S. Brás de Alportel pode agora visitar-se o local onde se despenhou um bimotor Douglas Boston da RAF, em Abril de 1943.

Os proprietários do terreno, Nuno Dias e Laura Mendonça, estão a desenvolver uma quinta de ervas aromáticas – a "Dias de Aromas" - e como a cratera onde a fuselagem se despenhou ainda se encontra local, resolveram colocar uma placa a recordar o acontecimento.

O aparelho, com três tripulantes, dois deles civis, estava em rota para o Reino Unido quando surgiram problemas num dos motores na zona do Cabo de S. Vicente. O piloto deu meia volta com o objectivo de regressar a Gibraltar, mas entre Faro e Tavira, deflagrou um incêndio.

Os três homens - B. Shokett e W. C. Hay (civis), e o oficial da RAF R. Chartres – saltaram de paraquedas. Apesar de alguns ferimentos, todos sobreviveram e foram repatriados semanas mais tarde. O Nuno Dias tinha-me contactado em Outubro para saber se podia utilizar o material que estava no site do “Aterrem em Portugal!”. “Obviamente” que sim…

A redescoberta e o aproveitamento destas pequenas histórias sempre me fascinou.

Parabéns aos autores da ideia…

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário