Quando a rendição alemã foi anunciada, em 1945, foi dada ordem para que todos os submarinos se entregassem aos aliados, tendo sido anunciados procedimentos e rotas a seguir, para que os U-Boat’s se pudessem entregar. Estas ordens foram enviadas via rádios durante dias seguidos, para que todos as captassem.
Muitos comandantes e tripulações não estavam, no entanto, dispostos a entregar as suas unidades ao inimigo e acabaram por afundá-las em diversos locais da Europa. Em Portugal foram dois os U-Boat’s metidos a pique pelos seus ocupantes. Trataram-se do U-963 ao largo da Nazaré, a 20 de Maio, e do U-1277 ao Largo de Matosinhos, no dia 2 de Junho.
Ambas as tripulações foram inicialmente recolhidas pelas autoridades portuguesas. Os primeiros foram transportados da Nazaré para Peniche e depois para Lisboa. Os segundos seguiram de Leixões directamente para Lisboa onde eram esperados por um navio britânico que os transportaria para Inglaterra onde foram interrogados.
É a chegada dos tripulantes do U-1277 à praia das Angeiras, em 2 de Junho de 1945, que será recriada esta noite em Matosinhos, pelos grupos de teatro Pé de vento, do Porto, e pelo Assemblea Teatro, de Itália. À frente do elenco temos o actor Rui Spranger, enquanto a encenação está nas mãos de Renzo Sicco, que também é autor da peça.
A iniciativa tem lugar no Parque da Praia do Fontão, por volta das 21.30…
Uma boa noite de teatro…
Carlos Guerreiro
Sem comentários:
Enviar um comentário