Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Guerra levou gibraltinos para a Madeira

Nos princípios da 2ª Guerra Mundial cerca de dois mil gibraltinos foram deslocados para a Madeira.

Em 1940 Gibraltar foi transformada em base militar e 14 mil civis, considerados não essenciais, foram obrigados a abandonar as suas casas e deslocados para outras paragens até ao final do conflito.

A Antena1, apresentou na última semana, no programa “Este Sábado”, da jornalista Rosário Lira, uma reportagem com os testemunhos de dois destes gibraltinos que viveram a guerra num ambiente “de turismo” naquela ilha portuguesa.

Foto de grupo das crianças gibraltinas que frequentavam a escola na Madeira. As aulas para os mais velhos eram asseguradas por professores profissionais que também faziam parte dos deslocados. Os mais novos recebiam aulas de pessoas com formação e educação, mas que não eram professores. 
(Agradecimento a Joe Gingell, “We Thank God and England”)

Ficam duas versões do trabalho. Por razões editoriais foi dobrada uma das personagens. Para os ouvintes deste blogue deixo também a versão não dobrada da mesma reportagem. Entendo que foca com um colorido diferente.

É a última reportagem que editei para a Antena1, pelo menos nesta fase, da minha vida. A sonorização é do Carlos Felgueiras, a voz da dobragem do José Manuel Rosendo.

As duas versões da reportagem. A primeira não está dobrada. A outra tem a versão que passou na Antena1. Foi um verdadeiro prazer a direcção de informação da rádio pública ter permitido a minha ida a Gibraltar para me encontrar pessoalmente com estas pessoas. Deixo algumas imagens que captei enquanto realizava a reportagem e que julgo interessantes para completar a história.

Para quem quiser sabe mais sobre a evacuação de Gibraltar e dos destinos destas 14 mil pessoas, recomendo um livro – em inglês – cujas receitas revertem para a luta contra o cancro da mama que é bastante interessante e reúne as histórias e dezenas de fotografias deste momento particular da história daquela população…


Os protagonistas da reportagem da Antena1. Em cima Louis Pereira. A fotografia mais antiga foi tirada na Madeira. Louis encontra-se atrás, à direita e está com amigos, no momento em que todos se alistavam no exército britânico em 1944. Muriel Lima. Na fotografia mais antiga é a criança que se encontra à frente.

Louis Pereira a consultar as avarias pastas que, no Arquivo Histórico de Gibraltar, contam a história da sua evacuação durante a 2ª Guerra Mundial. Capa e uma das páginas da lista de Passageiros do Neurália, que em 1940 levou mais de 1200 pessoas até à Madeira. 








Bilhetes para os autocarros 
que transportavam as crianças até à escola  
dos gibraltinos na ilha. 
(Agradecimento a Joe Gingell, “We Thank God and England”) 

O Livro

"We Thank God and England" é o resultado de várias entrevistas com deslocados de Gibraltar para a Madeira, Inglaterra e Jamaica.


São quase 500 páginas repletas de fotografias e informação. A passagem pela Madeira representa mais de 40 páginas deste trabalho. Há ainda dezenas de fotografias.

No livro pode-se encontrar ainda informação sobe os navios envolvidos nas diversas operações de deslocação da população. O livro faz ainda um resumo do historial de Gibraltar…

Este livro é um trabalho de memória, mas também de amor.

Joe Gingell foi também um dos deslocados – esteve em Inglaterra – e a livro é dedicada à filha, que faleceu devido a cancro da mama.

O desafio para reunir num livro as toneladas de informação que Gingell juntara ao longo da vida foi lançado pela filha,  numa altura em que esta já lutava contra a doença.

Terminada a obra e, apesar da morte, Joe avançou para a publicação e as verbas reunidas destinam-se a financiar estudos que ajudem a combater o cancro.

A primeira edição já esgotou, mas está já a ser preparada uma segunda, ainda com mais fotografias e informações...

Cada cópia custa 20 Libras, mais portes e podem ser pedidos directamente a Joe Gingell em joegingell@gibtelecom.net .

Descontraia e divirta-se
Carlos Guerreiro

1 comentário: