Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Exposição sobre Aristides Sousa Mendes em Berlim

É uma exposição em Berlim sobre o homem a quem não sabemos conservar a casa. Um homem sobre o qual existe um blogue fantástico que não tem o apoio do Ministério da Cultura - apesar das promessas nesse sentido. Fica a notícia da exposição dada pela agência Lusa... é pouco, mas é qualquer coisinha.

Berlim: Cravinho abre mostra sobre Aristides Sousa Mendes

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, inaugura na quarta-feira, na Câmara dos Deputados de Berlim, uma exposição sobre a vida e obra de Aristides de Sousa Mendes, promovida por uma associação antifascista luso-alemã.

A mostra intutula-se «Wer ein Leben rettet, rettet die ganze Welt: Aristides de Sousa Mendes - Ein Beispiel für Zivilcourage» (Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro: Aristides de Sousa Mendes, um exemplo de coragem cívica), e destina-se a lembrar que o cônsul de Portugal em Bordéus salvou cerca de 30 mil judeus fugidos ao regime nazi, em junho de 1940, dando-lhes vistos de entrada em Portugal, à revelia do governo em Lisboa.

A iniciativa é da Associação luso-alemã ViVer, abreviatura alemã de Vision und Verantwortung (Visão e Responsabilidade), que já apresentou a exposição anteriormente em autarquias e escolas berlinenses, e também em algumas solenidades antifascitas.

Num folheto de apresentação da mostra, os promotores sublinham que o malogrado diplomata «agiu por motivos humanitários e altruístas, emitindo dezenas de milhares de vistos para pessoas vítimas de perseguição, em poucos dias, contra as instruções do seu governo».

Sublinham ainda que Sousa Mendes não retirou vantagens pessoais do seu ato, pelo contrário, «teve desvantagens, foi afastado do serviço diplomático por ter ido contra a vontade do regime de Salazar, e morreu pobre».

Depois de inaugurar a exposição, João Gomes Cravinho fará uma visita de cortesia ao novo ministro alemão da Cooperação e do Desenvolvimento, Dirk Niebel, na quarta-feira, anunciou a Embaixada de Portugal em Berlim.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário