Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Diário Secreto aque Salazar não leu (Livro)



Diário secreto que Salazar não leu
Factos e revelações inéditos
de Rui Araújo
A história oculta da espionagem em Portugal durante a II Grande Guerra Mundial
Edição/reimpressão: 2008
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895553433

Fica aqui mais um em tempo de Feira do Livro pela capital - a que se seguem outras por todo o país. É muito interessante e remete para os diários de Guy Lydel, que já referi neste blog antes. O trabalho de pesquisa está bem feito e é possível perceber as voltas tortuosas que a espionagem dava no nosso país durante este período. Fica a sinopse:

Lisboa foi um dos grandes centros de espionagem durante a Segunda Grande Guerra: a cidade serviu para contactos, missões clandestinas, campanhas de contra-informação, contratação, rapto e trânsito de agentes, intrigas, subversão, conspirações, negócios e vigarices.
A dimensão da espionagem nazi não tinha comparação com a das outras capitais neutrais. Lisboa era, por isso mesmo, uma preocupação para os serviços britânicos.
Muitos portugueses participaram nessa guerra secreta, sobretudo ao lado das forças do Eixo. É a história desses homens e dessa mulheres que se moviam, essencialmente, por razões pecuniárias que Rui Araújo narra neste livro, baseado nos 12 volumes do diário secreto de Guy Lidell, um documento considerado essencial para a compreensão do conflito e do país que fomos.

Boas leituras...

1 comentário:

  1. Caro Carlos,
    obrigado pela sugestão.
    Será um livro a procurar numa próxima visita à livraria.

    P.S.: Parabéns pelo livro e blog. São duas referências, sem dúvida.

    ResponderEliminar