Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Anne Frank... no Algarve


A exposição é em Albufeira e vai até meio de Maio. Segue a notícia publicada no Jornal "Região Sul".

Albufeira: Autarquia acolhe exposição sobre Anne Frank


Anne Frank, menina judia, viveu 25 meses num anexo em Amesterdão durante da II Grande Guerra. Ali escondida, escreveu Kitty, o seu diário. Publicado em 1947, é um dos livros mais traduzidos no Mundo. Anne Frank morreu aos 15 anos num campo de concentração.

Numa organização conjunta entre o município de Albufeira, a escola EB 2,3 Francisco Cabrita e consulado do Reino dos Países Baixos no Algarve, está patente nos Paços do Concelho, desde 5 e até 17 de Maio, uma exposição baseada no diário de Anne Frank.

Annelisse Maria Frank, mais conhecida como Anne Frank, juntamente com mais quatro pessoas, viveu 25 meses num anexo de quartos por cima do escritório do pai dela, em Amesterdão, denominado Anexo Secreto. Ali escrevia no seu diário, a que deu o nome de Kitty.

Os longos meses de silêncio e de medo aterrorizante acabaram quando foi denunciada aos nazis e deportada para os campos de concentração, onde viria a falecer. Tinha 15 anos. O Anexo Secreto tornou-se num famoso museu após a publicação do diário.

A exposição agora patente em Albufeira oferece um conteúdo para ser reflectido. A história é contada através da perspectiva da família Frank e é relacionada com a história do Holocausto a partir do relato de sobreviventes. Contém ainda diversos elementos que desafiam a pensar sobre as semelhanças e diferenças entre aqueles eventos do passado e acontecimentos do nosso mundo actual, com o objectivo de estimular a reflexão sobre a importância de conceitos como a tolerância, respeito mútuo, direitos humanos e democracia.

Na abertura desta exposição, o presidente da Autarquia, Desidério Silva, alertou para a necessidade de se continuar a lutar pelos direitos fundamentais das crianças, e salientou que tem vindo a ser esse o trabalho da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Albufeira, uma instituição com autonomia funcional, que visa promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações susceptíveis de afectar a sua segurança, saúde, formação, educação e desenvolvimento social.

A exposição agora patente na Câmara, posteriormente ficará patente na Biblioteca da Escola EB 2,3 Francisco Cabrita entre 18 e 27 de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário