Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mais documentação on-line

É um trabalho meritório - apesar de existirem algumas dificuldades no acesso que, espero, sejam passageiras. No mesmo site há também links para outros documentos que não só o "L’Osservatore Romano". É mais uma fonte para quem investiga estes tempos...



















Edições do L’Osservatore Romano da II Guerra Mundial publicados na net


A iniciativa parte de uma ONG que trabalha na área do diálogo inter-religioso e pretende clarificar a questão do papel da Igreja durante a guerra.

A Pave the Way Foundation, uma organização dedicada ao diálogo inter-religioso e chefiada pelo judeu Elliot Hershberg, obteve autorização do L’Osservatore Romano, visto como sendo o jornal oficial do Vaticano, para publicar na internet as suas edições do período da Segunda Guerra Mundial.

“É um grande passo no sentido de educar os historiadores legítimos em todo o mundo. Têm sido feitas muitas referências a artigos do L’Osservatore Romano ao longo dos anos, tanto negativas como positivas, e agora estas poderão ser verificadas on-line”.

A Pave the Way Foundation tem feito muitos esforços nos últimos anos para ajudar a clarificar o papel da Igreja Católica, e em particular de Pio XII, durante a guerra, e tem publicado documentação, por vezes inédita, que desmente a ideia de que o Papa nada terá feito para ajudar os judeus.

A organização já reuniu dezenas de milhares de páginas de documentação no seu site: "www.ptwf.org". Esse acervo ficará significativamente maior com a adição dos jornais em formato digital.

Sem comentários:

Enviar um comentário